Hoje, diante de tantas mudanças com o aumento da tecnologia e a inserção da internet em nosso cotidiano, quando precisamos encontrar algum produto e/ou serviço e pesquisar os preços procuramos a ajuda de sites de busca. Adeus passeios intermináveis aos shoppings, lojas ou listas telefônicas.
E é o SEO – Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismo de Busca, que vai nos ajudar a manter o nosso site de vendas de produto ou serviço bem posicionado nesses buscadores, seja o Google ou outro qualquer. Afinal, você quer que sua empresa apareça na primeira página, certo?
Na prática, o trabalho de SEO consiste em um conjunto de técnicas para tornar os sites mais relevantes para os mecanismos de busca, fazendo com que eles apareçam na primeira página do Google, o maior buscador mundial até o momento.
O trabalho de otimização de um site analisa vários fatores: URLs amigáveis, links building, imagens, site responsivo e com boa usabilidade, utilização de palavras-chave, velocidade de carregamento, conteúdo. Vamos falar um pouco desses fatores:
Construa a estrutura de link building
O link building é um dos fatores mais considerados pelo mecanismo de busca do Google no momento do ranqueamento. Essa técnica consiste em criar uma linha de referência dentro do seu site.
Por exemplo se a sua página fala sobre o assunto de marketing digital e dentro dela há uma parte sobre as redes sociais como uma das ferramentas, é interessante criar um link dessas redes para um conteúdo específico sobre elas. Se você tiver esse novo conteúdo já criado dentro do próprio site, excelente, você mantém o visitante dentro do domínio e oferece mais conhecimento a ele, melhorando a experiência.
Porém, se esse material não estiver no seu site, pode encaminhar também para um ambiente externo. Alguns profissionais acham que isso não é benéfico, uma vez que está encaminhando o usuário para fora de seu site, mas há pontos positivos nisso. Você investe na experiência do usuário e a torna mais completa. Em contrapartida, outros sites também podem fazer esse encaminhamento para o seu quando se tornar uma referência.
Você também pode fazer links para produtos da sua loja, página de contato ou o que for mais interessante para o visitante no momento.
Crie URLs amigáveis
Outra prática de SEO é otimizar a criação da URL. O endereço eletrônico não deve ser aleatório, como uma sequência numérica pouco lógica. É interessante que ela seja curta e objetiva, de preferência contendo a palavra-chave trabalhada na página.
Um bom exercício para criar a URL é verificar se pelo código é possível ter uma ideia do conteúdo da página. Se isso for possível e com a palavra-chave, a URL é amigável. Senão, é preciso reformulá-la.
Otimize as imagens
Os mecanismos de busca não conseguem enxergar uma imagem em meio ao texto. Para eles, não passa de um espaço em branco. Então, para evitar isso e tornar detectável a imagem, você precisa preencher o campo de alt text, ou texto alternativo.
Consiste em um código que deve descrever aquela imagem. O mecanismo de busca fará essa leitura, fazendo uma ligação com o conteúdo da página. Uma dica é utilizar esse campo preenchendo com a palavra-chave definida para a página.
Lembre-se, ainda, de priorizar imagens de autoria própria e que não pesem demais a abertura do site. O Google vem trabalhando bastante na originalidade das imagens, dando uma alta pontuação para aqueles que adicionam novas imagens às páginas e não simplesmente copiam e colam de outros lugares já presentes na internet.
Crie um site responsivo
O site responsivo é aquele que consegue se adaptar ao tamanho da tela do dispositivo que é utilizado pelo usuário, seja um computador desktop ou um celular.
Isso é muito importante hoje em dia, uma vez que os dispositivos móveis estão sendo cada vez mais utilizados no dia a dia e para realizar compras na rede.
Com as novas atualizações do Google, a responsividade dos sites se tornou um dos pontos mais analisados para criar o ranqueamento. Então, fique sempre atento a isso!
Forme um ambiente de boa usabilidade
Como já falamos, é fundamental planejar uma boa usabilidade dos usuários dentro do seu ambiente digital. Todas as informações devem ser facilmente encontradas e a navegação deve ser intuitiva. Qualquer pessoa deve conseguir fazer operações nas suas páginas, sem que isso exija um bom conhecimento ou prática no ambiente virtual.
Para encontrar melhores práticas você pode fazer testes, alterando o design das páginas, botões e textos. Chamamos isso de teste A/B, em que o fluxo de visitantes é dividido entre duas páginas similares, contendo uma única variação por vez. Então, é analisado a taxa de conversão de ambas para determinar o que performa melhor.
Utilize de forma estratégica as palavras-chave
A palavra-chave é uma das bases de todo o trabalho de SEO. O primeiro passo para identificar esses termos é realizar uma boa pesquisa, encontrando quais são as palavras mais utilizadas pelo público e que são interessantes para a empresa.
Depois que elas forem identificadas, a criação da página deve ser feita levando-a em consideração. É interessante que a palavra-chave apareça na introdução e conclusão da página, além da URL e no espaço de alt text das imagens. Além disso, garanta que ela esteja no desenvolvimento do conteúdo ou descrição dos produtos, além do título e intertítulos.
Priorize alta velocidade de carregamento do site
A velocidade de carregamento do site é importante de ser avaliada sempre. Uma boa ferramenta para acompanhar isso é o Google PageSpeed. Ela mostra o perfil de carregamento das suas páginas, faz uma avaliação quantitativa de 0 a 100 do site e ainda indica pontos passíveis de melhoria.
Tenha atenção na hora de carregar imagens e, principalmente, vídeos. Se esses arquivos forem pesados demais, pode acabar atrapalhando a navegação e comprometendo o posicionamento na busca orgânica.
Invista no Marketing de Conteúdo
Uma das estratégias mais interessantes do Marketing Digital é o Marketing de Conteúdo. A marca investe na produção de conteúdo que ajuda o público-alvo a tirar dúvidas e conhecer mais sobre o assunto tratado pela marca.
Ao criar esses conteúdos e disponibilizá-los em um blog, de forma organizada, a empresa ganha em credibilidade e consegue atrair mais clientes. Além disso, todo o setor de atendimento ganha com nutrição, uma vez que os potenciais clientes terão mais materiais para tirar dúvidas e solicitação o contato com um representante quando estiverem prontos para a compra.
Os conteúdos também ajudam bastante no posicionamento na busca orgânica. As palavras-chaves podem ser bem trabalhadas nos materiais, atraindo pessoas que estão no topo, meio ou fundo do funil de vendas.
Você também pode usar esses conteúdos em uma estratégia de nutrição de leads, enviando os materiais mais relevantes para os leads, no momento certo para impulsionar as vendas.
Estruture seus conteúdos
Se você seguir a dica anterior, de investir no Marketing de Conteúdo, lembre-se de estruturar muito bem essas informações. Os conteúdos devem ser escaneáveis, ou seja, estruturados de forma com que a leitura seja facilitada. Isso incluir dividir o texto em intertítulos, não criar parágrafos extensos demais, desenvolver uma boa introdução, desenvolvimento e conclusão, além de inserir uma CTA, ou Call To Action, que é a chamada para ação. Ela pode indicar que o lead entre em contato, acesse um novo material, compartilhe nas redes sociais, entre outros.