segunda-feira - 03 setembro, 2018

MARKETING DE RETENÇÃO E COMO UTILIZÁ-LO A SEU FAVOR

#Marketing Digital -

Segundo um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a importância de manter os clientes da sua empresa é reafirmada pelas seguintes estatísticas:

  • Manter os clientes é 5 vezes mais barato do que conquistar novos consumidores;
  • Os clientes já conquistados, são responsáveis por 65% dos negócios e os custos para promoções e publicidade para esses clientes são muito menores do que para impactar novos clientes;
  • 92% dos clientes voltariam a comprar se fossem contatados pelas empresas.

O QUE É MARKETING DE RETENÇÃO?

Marketing de retenção é um conjunto de técnicas que incentiva a lealdade dos clientes com o objetivo de mantê-los como consumidor por mais tempo.
Por meio de envio de comunicação personalizada, informações, descontos e segmentação é possível aumentar o LifeTime Value – valor de tempo de vida, de um cliente.

COMO TRABALHAR O MARKETING DE RETENÇÃO

Conheça seu público
Saiba quais são suas necessidades e desejos, identifique se seus produtos ou serviços atendem esses anseios. Colete dados, guarde compras feitas e descartadas, suas preferências e histórico, transformando em informações com valor. Por meio da análise dessas informações você conseguirá criar uma segmentação detalhada. Tenha ferramentas que permitam a gestão da sua base de consumidores ou leads.

Crie uma boa estratégia de Comunicação
Use as informações coletadas para se conectar com seus clientes. Alimente seu público com conteúdo relevante. Use os canais de comunicação para manter seus clientes bem informados sobre os seus produtos e serviços.

Um bom atendimento é fundamental
Reserve um tempo para o pós-venda. Mesmo com um bom produto ou serviço sem o atendimento satisfatório você pode gerar uma má impressão. Esteja disponível através dos canais utilizados pelo seu público, atendendo sempre com eficiência.

Segmentação de e-mails
Divida os e-mails por interesse e estágio de compra. Quanto mais personalizada for a mensagem, mais chances de gerar interesse e envolvimento. Dispare e-mails de follow-up. Aqui, o que vale é a conquista do cliente. A partir do momento que a empresa começa a realizar o acompanhamento das vendas e satisfação do cliente, será mais fácil encontrar pontos que a ajudem na fidelização dos mesmos.

Com um bom planejamento e trabalho contínuo, o marketing de retenção se torna uma ferramenta muito importante e valiosa, fazendo com que clientes antigos passem a comprar os seus produtos regularmente e mantendo os que já os compram.

Vem com a gente!