Se você não sabe, já passou da hora de saber.
Muitos empreendedores falam que os seus clientes vêm em primeiro lugar. Na teoria, é fácil, mas será que o cliente vem em primeiro lugar mesmo?
Para criar um Customer Centricity na sua empresa e levar a sério essa premissa, você poderá ter de envolver todas as etapas do ciclo de vida do cliente, desde a entrega de produtos e serviços que geram receita e conversões relevantes até o engajamento durante a decisão de compra para conseguir a lealdade e tornar os clientes fiéis em defensores da marca, numa estratégia moderna de boca-a-boca.
Vamos falar de 4 fatores que são imprescindíveis para que tudo isso se torne realidade.
- DADOS E ANÁLISES
Quando se trata de marketing digital, os dados são a base efetiva para analisar as ações de marketing e ser efetivo significa ter controle das comunicações de saída, alcançar maior desempenho dentro de cada interação individual e ter a capacidade de escalar as ações em todos os canais, dispositivos e meios de comunicação. A geração dos dados efetivos dar-se-á diante da união de todas as informações coletadas em ambientes internos e ativos, compartilhadas com parceiros, com fornecedores externos e com as informações transacionais de vendas, CRM e sistemas de comércio eletrônico. - CENTRALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
O ideal é que todos esses dados sejam recolhidos e mantidos centralizados de forma que nada se perca ou seja esquecido, por isso é recomendável utilizar um sistema ou ferramenta em que se possa manter todos os dados integrados. - ESTRATÉGIAS DIFERENTES POR CANAL
O consumidor hoje é omnichannel e por isso em cada canal utilizado a informação deve ser disponibilizada de forma leve e efetiva para que você consiga atingir todos os seus públicos nos diversos canais que estes utilizam. Desta forma, você vai deixar a sua marca de forma completa e suave em todos os canais e em todos os públicos desejados. - PERSONALIZAÇÃO
Cada vez mais o seu consumidor deseja ser tratado como único, portanto se faz necessária uma comunicação personalizada e direta para cada consumidor, o deixando à vontade, seguro e sentindo-se especial para tomar a decisão de compra e iniciar um relacionamento com você.
E ai? Você já se comunica com o seu cliente como um indivíduo? Consegue envolver os clientes de forma inteligente com conteúdo inserido num contexto, criando uma experiência de comunicação um pra um? Você está transformando com sucesso seus clientes em defensores da marca que compartilham suas experiências nas redes sociais? Se for assim, então parabéns! Você está no bom caminho para fazer dos clientes o centro de sua vida e de suas ações. Se não, talvez esteja na hora de rever os seus conceitos e realmente trazer o cliente para o foco da sua estratégia.
Vem com a gente!