Existem três tipos de buscas dos usuários no Google:
1 – Busca navegacional: A busca navegacional acontece quando a pessoa já sabe qual é o site em que deseja visitar, mas não sabe ao certo o endereço eletrônico. Então, ele usa o campo de pesquisa com algum termo relacionado à empresa, como o nome ou produto principal.
Como esse usuário já conhece a empresa, ou, pelo menos, tem uma ideia, uma vez que está buscando-a, normalmente ele está em um estágio mais avançado no funil de vendas e já teve contato com algum material da marca.
2 – Busca informacional: Na busca informacional o usuário está atrás de informações. Geralmente se trata de uma pessoa ainda no topo do funil, que está buscando conhecer mais sobre algo. Neste caso, a procura não é direcionada para a empresa, mas pode ser um produto ou alguma curiosidade sobre o item.
3 – Busca transacional: Já na busca transacional o usuário está em busca de uma opção para comprar ou contratar. Por exemplo, ele pode usar o campo de pesquisa digitando o seguinte termo: “contratar uma agência de marketing digital”. Ou seja, ele já tirou as dúvidas para essa contratação e agora busca a melhor opção no mercado. A busca transacional é muito interessante porque normalmente o lead está no último estágio do funil de venda, já pronto para a aquisição de um produto ou serviço.
Quando um usuário faz uma pesquisa no Google a página de resposta contém diversas opções. Os espaços são planejados e é preciso entender o posicionamento de cada página para buscar melhores resultados. Por isso, agora vamos mostrar como é formada a página de respostas. Acompanhe:
Anúncios: As primeiras opções na página de resposta do Google são links patrocinados, criados dentro da plataforma do Google Adwords para a rede de pesquisa. As páginas apresentam a tag de “Anúncio” e a cada clique o anunciante paga um determinado valor.
Estar nessas posições é uma estratégia muito interessante e que é usada constantemente pelas empresas, uma vez que é rápido alcançar essa posição, basta criar o anúncio e colocar o maior lance por clique pela palavra-chave, mantendo, claro, a página relevante para o assunto da busca.
Google Shopping: Outra forma de aparecer no Google é pelo Shopping. Principalmente quando você digita algum termo associado a um produto, aparece uma lista de opções que encaminham o usuário diretamente para a loja virtual do anunciante.
Assim como na rede de pesquisa, a empresa que utiliza esse recurso paga pelo clique um determinado valor. O próprio anunciante que determina esse investimento e ele entra em uma espécie de leilão. Normalmente os anúncios do Google Shopping aparecem em uma faixa superior aos resultados dos anúncios ou de forma lateral.
Google My Business: Uma nova forma de aparecer na busca é por meio da ferramenta chamada Google My Business. Ela é focada nas empresas, em que um representante faz o cadastro na plataforma, preenchendo dados cadastrais, localização, horário de funcionamento, entre outros. Assim, o Google mostra opções para que o usuário encontre aquilo que procura.
É muito importante cadastrar a sua organização nessa ferramenta. Com ela, usuários que estão próximos à sua região podem encontrar sua marca como opção, além de identificarem rotas inteligentes para chegarem até ela.
Busca orgânica: Esse tipo de busca não é paga, ou seja, quando um usuário clica no link da página, a empresa que detém o destino não será cobrada por isso. No entanto, não pense que é simples alcançar essas posições. Além de entender o que é SEO, precisamos colocar as técnicas em prática. Os resultados não aparecem de imediato, eles são vistos a médio e longo prazo. Porém, os ganhos são duradouros. Falamos em post anterior sobre os fatores que nos ajudam a alcançar esse posicionamento orgânico com eficiência.
Mesmo depois de alcançar os primeiros lugares na busca orgânica, a empresa não pode se desleixar. É necessário manter um trabalho de atualização e ficar sempre de olho nos novos requisitos do Google, uma vez que novidades são lançadas constantemente e novos fatores são considerados para o ranqueamento.
Qual é a importância do SEO para a sua empresa?
Toda empresa deve se preocupar em otimizar o seu site, principalmente se o tipo de negócio é um e-commerce, ou seja, com estratégias para a venda online. Conheça alguns pontos que mostram essa grande importância do SEO para as organizações.
Credibilidade: O primeiro fator de importância dos resultados de SEO para uma empresa é a credibilidade que os resultados do trabalho conseguem transmitir. Entender o que é SEO e ocupar as primeiras posições na busca orgânica gera uma alta confiança do público nas soluções apresentadas pela empresa.
As primeiras posições ocupadas pelas empresas normalmente destacam marcas bem organizadas, sérias e que oferecem uma boa experiência aos seus clientes. A credibilidade é importante para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a marca, além de ajudar a empresa a resolver problemas comuns no dia a dia.
Visibilidade: O segundo ponto de importância no trabalho de SEO é a visibilidade na busca orgânica. Uma vez que o Google é o principal canal utilizado como busca, estar em destaque nos resultados permite atrair um grande tráfego até o site.
A internet ajudou as organizações no aumento do público-alvo e alcance. Se antes as empresas eram limitadas ao público de sua região, agora isso não é mais verdade. É totalmente possível e fácil realizar compras em sites de qualquer lugar no mundo, com a mesma ou até maior facilidade do que comprar em um estabelecimento físico ao lado de sua casa.
A visibilidade conquistada quando se ocupa uma boa posição na busca orgânica pode representar uma elevação importante nos resultados financeiros da organização. Quanto maior o tráfego, mais chances de converter os visitantes em clientes e, com isso, maior será a lucratividade.
Posição de referência no mercado: Por fim, podemos destacar ainda a conquista de uma posição de referência no mercado. A internet certamente abriu as barreiras físicas entre a demanda e ofertas, mas isso também acirrou a concorrência. Empresas de qualquer lugar passaram a disputar a preferência do público e, por isso, é necessário estar sempre atento ao que seus concorrentes estão fazendo.
Depois que você e sua equipe entendem o que é SEO e passam a aplicar as técnicas de otimização no dia a dia, os resultados podem fazer com que sua empresa se destaque no mercado, atraindo novos consumidores e ainda enaltecendo os diferenciais.
Quais são os impactos do SEO nos resultados no site da empresa?
No próximo tópico vamos falar sobre as técnicas de SEO que devem ser aplicadas nos sites, mas, antes disso, veremos sobre os impactos nos resultados que essas ações são capazes de fazer. Acompanhe:
Maior tráfego gerado no site: Uma das principais mudanças reconhecidas quando as técnicas de SEO são aplicadas no seu site é a elevação de tráfego. Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pela Smart Insights fez um levantamento da concentração de cliques na busca orgânica, comparando as posições na página de respostas.
Segundo os resultados, o primeiro lugar no posicionamento do Google recebeu cerca de 33% dos cliques. Enquanto isso, o segundo lugar concentrou aproximadamente 15% e o lugar seguinte, o terceiro, ficou com entre 8 e 9% dos cliques dos visitantes.
Isso mostra que se a sua empresa não está entre as três primeiras posições da busca orgânica, uma grande parcela de oportunidades está sendo desperdiçada e indo diretamente para seus concorrentes. Por isso, se você ainda não sabe o que é SEO e não aplica as técnicas de otimização, pare de perder tempo e comece agora mesmo!
Melhor usabilidade aos visitantes: No entanto, para entender os motivos de as técnicas de otimização causarem tantos resultados, precisamos pensar no objetivo do Google. O intuito do buscador é sempre apresentar as páginas mais relevantes para os usuários, que respondem suas dúvidas e solicitações, oferecendo uma boa experiência. Então, mesmo que a sua página consiga tirar esses questionamentos, ela precisa oferecer uma boa usabilidade.
Essa boa usabilidade consiste em vários aspectos, tais como facilidade no encontro das informações importantes, como a localização da empresa, meios de contato, horário de funcionamento etc. Além disso, o acesso intuitivo ao site, livre de erros, é fundamental.
Outro ponto crucial da usabilidade é a velocidade de carregamento das páginas. Nenhum usuário ficará esperando por um longo tempo até que a página seja totalmente carregada. Se esse período for longo, ele simplesmente vai abrir uma outra janela, provavelmente de um concorrente, e fechará a sua.
Não podemos nos esquecer do acesso mobile, por dispositivos móveis. Seu site deve ser preparado para se adaptar a qualquer tamanho de tela, sem perder qualidade de visualização ou facilidade de uso.
Esses pontos, se bem planejados e executados no momento de criar o site, ajudam a oferecer uma maior usabilidade aos visitantes e isso é considerado pelo Google e demais buscadores no momento de criar o ranqueamento da busca orgânica.
Maior taxa de conversão: De nada adianta atrair um grande número de pessoas até o seu site se essas oportunidades não são convertidas em vendas, não é mesmo? Então, é preciso tomar estratégias de conversão.
Uma vez que para estar em posições de referência na busca orgânica é preciso oferecer um bom conteúdo e usabilidade, a taxa de conversão tende a aumentar expressivamente.
Melhor experiência aos clientes: Por fim, outra consequência de uma melhor usabilidade no site é a boa experiência que os clientes terão com a empresa. Colocando as informações necessárias e de forma intuitiva, todas as dúvidas serão tiradas e os visitantes terão uma maior confiança em adquirir os produtos ou serviços da empresa. Isso aumenta a satisfação e ajuda também na retenção dessas oportunidades, com novas e frequentes compras.